Mario
Martone é um realizador que percebe muito bem que um filme pode chamar-se
Nostalgia sem o deixar cair na previsível estratégia da lágrima. Pode até fornecer
dados ao espectador para que este entenda de imediato que vai assistir a uma história sobre um passado fugitivo e a memória dessa fronteira iniciática entre a adolescência
encantada e a vida adulta bruta.
Felice
Lasco (Pierfrancesco Favino) chega para visitar a sua velha mãe Teresa (Aurora
Quattrocchi) que não vê há muitos anos, tendo vivido grande parte da vida no
Cairo. Regressa a Nápoles e parece que a cidade apenas o reconhece vagamente apesar
de se assemelhar àquela que ele há muito deixou. É um homem rico, circunspecto,
amável, deixa no Egipto uma mulher que ama para voltar a uma cidade que contém
uma marca, ou um segredo, que ele evita, esconde mas cada vez tem mais necessidade
de encontrar. Deseja, acima de tudo, rever o seu melhor amigo, Oreste Spasiano (Tommaso
Ragno). Para isso vai ter de pedir ajuda ao padre Luigi Rega (Francesco Di Leva)
que com energia e afecto tenta organizar e ajudar os moradores do bairro de Sanità,
apesar da miséria e da Camorra.
A
história parece simples e talvez o seja, mas o realizador pega em belos actores
e, certamente muitos figurantes e actores-não-actores locais, e vai oferecendo
progressiva densidade dramática a um tema que poderia já se ter tornado
enfadonho. Antes pelo contrário, o que assistimos é a uma tensão crescente de
um verdadeiro filme de acção, sustentado num outro nível pelo carinho emocional
com que caracteriza as diversas personagens, todas em busca de um certo equilíbrio
numa sociedade violenta e cega.
Muita atenção aos cenários e à fotografia de Paolo Carnera.
Um
excelente filme de suspense. À antiga.
jef,
janeiro 2023
«Nostalgia»
de Mario Martone. Com Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno,
Aurora Quattrocchi, Sofia Essaïdi, Nello Mascia, Emanuele Palumbo, Artem, Salvatore
Striano, Virginia Apicella, Daniela Ioia, Luciana Zazzera, Giuseppe
D'Ambrosio. Argumento: Mario Martone e Ippolita Di Majo baseado no romance de Ermanno
Rea. Produção: Roberto Sessa. Fotografia: Paolo Carnera. Guarda-roupa:
Ursula Patzak. Itália / França, 2022, Cores, 118 min.
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