Consta
na lista dos filmes de Hitchcock que este surge entre a realização de «A Janela
Indiscreta» e o «O Terceiro Tiro» numa produção luminosa e incessante entre a
altíssima comédia e o mais dramático (porque teatral) do seu melhor suspense.
Não é por acaso que o «passageiro» Hitchcock surge impávido sentado ao fundo da
camioneta que leva escondido John Robie “the Cat” (Cary Grant) a fugir da
polícia francesa da Côte d’Azur. Numa cena a lembrar «O Homem que Sabia de
Mais» (1956) e «Os Pássaros» (1963).
Este
é o mundo de Alfred Hitchcock: belo, investigador, teatral e cómico.
E
não digam que ele era, de certo modo, implacável com as mulheres, pois neste
filme é evidente que é The Cat que é manobrado por elas a seu belo prazer e
sedução – a deslumbrante Frances Stevens (Grace Kelly), a respectiva matriarca,
desabridamente espirituosa, Jessie Stevens (Jessie Royce Landis), a encantadora
e sedutora Danielle Foussard (Brigitte Auber), já sem falar na sistemática dona
(ou controladora) de casa Germaine (Georgette Anys).
John
Robie “the Cat” é amado e odiado por ter pertencido à resistência francesa
durante a guerra e, pelos mesmos, odiado por fazer recair sobre si o estigma do
pecado da ladroagem de joias de alta linhagem. Contudo, de tudo ele é agora
inocente, quase ingénuo, quase pueril acima de tudo perante todas as mais
provocadoras e libidinosas tentações vindas por tal coro feminino. Mais
desambientado, como peixe fora de água, só mesmo John Williams (H.H. Hughson)
que a custo tenta pôr ordem no pânico das seguradores face à recente onde de
assaltos.
Hitchcock
dá toda a graça ao mundo feminino esgrimindo um imparável e provocatório diálogo
literário. Empresta à bela condição masculina o halo mágico da inocência. Molda
a Côte d’Azur num colorido cenário para perseguições automóveis, numa época em
que não havia drones nem filmagens digitais descartáveis.
Uma
alta comédia, exuberante e maravilhosamente amorosa.
jef,
julho 2024
«Ladrão
de Casaca» (To Catch a Thief) de Alfred Hitchcock. Com Cary Grant, Grace Kelly,
Jessie Royce Landis, John Williams, Charles Vanel, Brigitte Auber, Jean
Martinelli, Georgette Anys. Argumento: John Michael Hayes baseado no romance de
David Dodge. Produção: Alfred
Hitchcock. Fotografia: Robert Burks. Música: Lyn Murray. EUA, 1955, Cores, 106
min.
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