terça-feira, 2 de julho de 2024

Sobre o filme «Ladrão de Casaca» de Alfred Hitchcock, 1955



















Consta na lista dos filmes de Hitchcock que este surge entre a realização de «A Janela Indiscreta» e o «O Terceiro Tiro» numa produção luminosa e incessante entre a altíssima comédia e o mais dramático (porque teatral) do seu melhor suspense. Não é por acaso que o «passageiro» Hitchcock surge impávido sentado ao fundo da camioneta que leva escondido John Robie “the Cat” (Cary Grant) a fugir da polícia francesa da Côte d’Azur. Numa cena a lembrar «O Homem que Sabia de Mais» (1956) e «Os Pássaros» (1963).

Este é o mundo de Alfred Hitchcock: belo, investigador, teatral e cómico.

E não digam que ele era, de certo modo, implacável com as mulheres, pois neste filme é evidente que é The Cat que é manobrado por elas a seu belo prazer e sedução – a deslumbrante Frances Stevens (Grace Kelly), a respectiva matriarca, desabridamente espirituosa, Jessie Stevens (Jessie Royce Landis), a encantadora e sedutora Danielle Foussard (Brigitte Auber), já sem falar na sistemática dona (ou controladora) de casa Germaine (Georgette Anys).

John Robie “the Cat” é amado e odiado por ter pertencido à resistência francesa durante a guerra e, pelos mesmos, odiado por fazer recair sobre si o estigma do pecado da ladroagem de joias de alta linhagem. Contudo, de tudo ele é agora inocente, quase ingénuo, quase pueril acima de tudo perante todas as mais provocadoras e libidinosas tentações vindas por tal coro feminino. Mais desambientado, como peixe fora de água, só mesmo John Williams (H.H. Hughson) que a custo tenta pôr ordem no pânico das seguradores face à recente onde de assaltos.

Hitchcock dá toda a graça ao mundo feminino esgrimindo um imparável e provocatório diálogo literário. Empresta à bela condição masculina o halo mágico da inocência. Molda a Côte d’Azur num colorido cenário para perseguições automóveis, numa época em que não havia drones nem filmagens digitais descartáveis.

Uma alta comédia, exuberante e maravilhosamente amorosa.

 

jef, julho 2024

«Ladrão de Casaca» (To Catch a Thief) de Alfred Hitchcock. Com Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis, John Williams, Charles Vanel, Brigitte Auber, Jean Martinelli, Georgette Anys. Argumento: John Michael Hayes baseado no romance de David Dodge. Produção: Alfred Hitchcock. Fotografia: Robert Burks. Música: Lyn Murray. EUA, 1955, Cores, 106 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário