quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Sobre o filme «Green Book - Um Guia Para a Vida» de Peter Farrelly, 2018
















Fico sempre dividido quando começam a aparecer no cinema os filmes dos óscares. Vou ou não vou vê-los, eis a questão. Não entendo muito bem porque têm, a maior parte deles, esta obrigação “pedagógica” de tocar, em veia  enciclopédica, quase pueril, os traumas recorrentes da grande nação americana, traumas que se iniciaram muito antes de ter aparecido a gravata vermelha do Trump. Traumas justos sobre questões hediondas.

É o caso real de um virtuoso pianista negro de formação erudita mas a tocar em trio de jazz, Don Shirley (Mahershala Ali), que contrata um motorista branco, de origem italiana, Tony Lip (Viggo Mortensen), para o levar em tournée pelos estados americanos do Sul. 1962. Um e outro confrontam-se ao longo da viagem com as características genéticas e culturais das suas próprias origens, também com os conceitos e preconceitos de um país enorme mas repleto de tradições e contradições abjectas.

Tudo acaba em bem, felizmente, na ceia de Natal e com uma longuíssima amizade, como indicam as notas no epílogo, tentando o realizador casar os «Amigos Improváveis» (Olivier Nakache e Éric Toledano, 2011) com «Do Céu Caiu uma Estrela» (Frank Capra, 1946).

Mas por que terá de ser tudo assim tão apalhaçado, tão linear e inflexível? Haverá razão para que todos os personagens sejam pintados como clichés dizendo as deixas um segundo depois do esperado enquanto belos carros coloridos cruzam as estradas num modo mais de museu do que de cinema?

Fica a banda sonora e a intenção (que na arte também é importante!)

jef, fevereiro 2019
                                                                      
«Green Book - Um Guia Para a Vida» (Green Book) de Peter Farrelly. Com Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini, Dimeter Marinov, Mke Hatton, Iqbal Theba, Sebastian Maniscalco, P. J. Byrne. Música: Kris Bowers; Fotografia: Sean Porter. EUA, 2018, Cores, 130 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário