segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Sobre o filme «Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro» de Abdellatif Kechiche, 2017





















Abdellatif Kechiche provoca-nos o olhar. Olhamos porque, simplesmente, gostamos de olhar. Estamos nas praias de Sète, Sul de França, férias de Verão. Agosto 1994. Um grupo de primos e amigos reúne-se. Não há telemóveis. O realizador adapta livremente o romance «La Blessure La Vraie» de François Bégaudeau (que já tinha dado azo ao filme «A Turma» de Laurent Cantet, 2008).

Amin (Shaïn Boumedine) chega da cinzenta cidade de Paris para a luz do Mediterrâneo. Vai ter com Ophélie (Ophélie Bau) mas esta está com o seu primo Tony (Salim Kechiouche). Mais tarde, vai à praia e encontra duas amigas, Charlotte (Alexia Chardard) e Céline (Lou Luttiau). A mãe manda-o apanhar sol mas ele estuda cinema e prefere ver no escuro do quarto «Arsenal»  de Aleksandr Dovzhenko (1929). Assim o Verão continua com o tempo que a luz prefere alongar.

É nesse prolongar do tempo de exposição que está o segredo do filme. As cenas são estudadas ao pormenor ou, pelo menos, repetidas até conseguir a perfeição de uma ideia ou até que uma imagem surja indelével. Para isso é preciso dar tempo aos actores para que dêem tempo aos personagens para que entreguem o mesmo tempo ao espectador. Melhor, se entreguem ao olhar do espectador que, na sala de cinema, não é tanto indiscreto mas muito mais cúmplice o que, neste aspecto, é o seu contrário. Um olhar discreto e solidário.

A câmara é colocada muito perto dos actores, quase os toca, numa intimidade compassiva. Se namoram, se tomam banho, se almoçam na praia, se ordenham cabras ou dançam na discoteca. Abdellatif Kechiche nunca desdenhou a proximidade sobre a beleza dos corpos ou o distender do tempo contido numa refeição, numa corrida, numa conversa banal.

Abdellatif Kechiche deseja que o espectador faça parte do clã, sem juízo ou prejuízo. Só com o olhar, ao sabor da pele. Então façamos-lhe a vontade e olhemos de olhos bem abertos aguardando com tranquila ansiedade a próxima etapa. «Intermezzo», a continuação, chegará em breve. Sim, haverá tempo!

jef, fevereiro 2019


Kechiche, Abdellatif «Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro» (Mektoub, My Love: Canto Uno). Shaïn Boumedine, Ophélie Bau, Salim Kechiouche, Alexia Chardard, Lou Luttiau, Hafsia Herzi, Salim Kechiouche, Shaïn Boumedine, Hafsia Herzi, Kamel Saadi, Sieme Miladi, Estefania Argelich, Hatika Karaoui. Adaptação do romance «La Blessure La Vraie» de François Begaudeau. Itália / França / Tunísia, 2017, Cores, 181 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário