segunda-feira, 27 de maio de 2019

Sobre o filme «Em Chamas» de Lee Chang-Dong, 2018.

















Não sendo o melhor filme de suspense do mundo, contém características que se ausentam de muitos dos potenciais bons filmes do planeta.

Os olhares dos três personagens principais cruzam-se emocionalmente mas quase sem se cruzarem em crescentes tensão e desespero. Mas aparentando alienação ou falso desprendimento.

Lee Jong-su (Yoo Ah-in) vive de entregas comerciais mas pretende ser escritor. Certo dia, encontra Shin Hae-mi (Jun Jeong-seo), amiga de infância que faz publicidade na rua de uma das lojas. Esta partirá em breve para África e pede-lhe para tratar do gato na sua ausência. Quando regressa apresenta-lhe Ben (Steven Yeun) que por lá encontrou e por quem se sente atraída. E o caso complica-se…

Sem dúvida um filme com garra na construção das personagens e na contenção que as torna enigmáticas concedendo-lhes fascínio à própria angústia e ansiedade.

No final, mas talvez de modo excessivamente melodramático, o espectador é levado a seguir a paixão de Lee pela desaparecida Shin e a pensar que uma certa loucura que o motiva é a própria intriga literária que ele persegue.

jef, maio 2019

«Em Chamas» (Beoning) de Lee Chang-Dong. Com Ah-In Yoo, Steven Yeun, Jong-Seo Jun. Baseado num conto de Haruki Murakami. Coreia do Sul, 2018, Cores, 148 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário