terça-feira, 14 de maio de 2019

Sobre o filme «Hotel Império» de Ivo Ferreira, 2018















«Hotel Império» é um filme lento, talvez mesmo mole, onde as personagens deambulam pausadas, sacrificadas, angustiadas, por entre uma construção de memória velha que se deseja vintage, oitocentista, onde os gangsteres sorriem dengosos e dizem palavrões entredentes enquanto descem aos tombos escadas sórdidas em busca desesperada de uma «Relíquia Macabra». Fumos, espectros, sombras, seres perseguidos por agiotas e desilusões, e portas translúcidas de vidro martelado. As ruas da antiga Macau como as vias rápidas e as suspeitas de um proto-«Blade Runner» cruzado com o desencanto das montras que expõem mas não revelam de um «Paris-Texas», entre os corredores e pátios de uma «Rua da Vergonha»… Tudo muito vão de escada. Tudo muito ali de casa. 

Felizmente apenas 82 minutos!

Ai meus pobres John Huston, Dashiell Hammett, Ridley Scott, Wim Wenders, Sam Shepard, Kenji Mizoguchi. Que falta fazem por aqui!

jef, maio 2019

«Hotel Império» de Ivo Ferreira. Com Margarida Vila-Nova, Rhydian Vaughan, Kwok-Leung Gan, Cândido Ferreira, Tiago Aldeia. Portugal / China, 2018, Cores, 82 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário