quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Sobre o filme «Manhattan» de Woody Allen, 1979
























Nas cenas finais de «Manhattan» está um grande plano de Woody Allen que vale toda a sua cinematografia, toda a personagem que ele tem carregado ao longo da carreira. Nesse fugaz encontro-desencontro-reencontro entre Tracy (Mariel Hemingway), que parte conforme planeado para Londres para estudar teatro, e Isaac (Woody Allen), que tenta reatar a relação após uma corrida desenfreada pela cidade, desvenda-se a sua persona cinematográfica. Ele, atónito, instável, desencantado, desiludido, não domina a situação perante alguém que lhe pede para esperar seis meses, alguém que lhe diz que deve começar a confiar mais nos outros. Nesse instante, Isaac é a criança volúvel, Tracy com 18 anos, o seu tutor responsável. A cena fecha-se com um sorriso tímido mas franco, quase aliviado por finalmente se entregar, por se deixar conduzir pelo afecto.

Também ali está todo o deslumbramento por Nova Iorque, que só deve ser filmada a preto e branco, toda a paixão pela música de Gershwin. Revela-se o soberbo início do filme com a reiterada formulação narrativa da cidade pela leitura do primeiro capítulo de um livro que nunca será escrito. Encanta-se a cidade nos acordes sinfónicos sobre as imagens de uma noite de estio que está a terminar junto ao rio, serena, bucólica, romântica, acompanhando Mary (Diane Keaton) que tem de passear o Waffles, o seu fálico cão dachshund.

Uma comédia e uma cidade enormes! Tão profundamente filosóficas quanto maravilhosamente adolescentes!

 

jef, fevereiro 2021

 

«Manhattan» de Woody Allen. Com Woody Allen, Michael Murphy, Diane Keaton, Mariel Hemingway, Meryl Streep, Anne Byrne, Michael O'Donoghue, Wallace Shawn, Karen Ludwig, Charles Levin, Karen Allen, David Rasche, Mark Linn-Baker, Frances Conroy Argumento: Woody Allen, Marshall Brickman. Fotografia: Gordon Willis. Música: George Gershwin. Produção: Robert Greenhut, Charles H. Joffe, Jack Rollins. EUA, 1979, P/B, 96 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário