quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Sobre o filme «O Acontecimento» de Audrey Diwan, 2021

 


























Da escritora Annie Ernaux apenas li o livrinho n.º 16 da colecção miniatura dos Livros do Brasil «Uma Paixão Simples» (2020). E fiquei preso ao nome da autora e ao modo de ficcionar a sua própria realidade biográfica usando os factos com uma delicada mas crua frontalidade sem necessitar de adjectivos ou metáforas gongóricas. Um jeito de tratar a questão sexual e erótica feminina sem pedir desculpa de serem elas “a força do sexo fraco”.

A realizadora Audrey Diwan traduz um outro romance da escritora e dá à acrtiz Anamaria Vartolomei a supremacia dramática e as superioridades intelectual e moral de representar a jovem e determinada estudante de literatura francesa, Anne, que fica grávida numa altura que a impedirá de concretizar aquilo que ela sempre desejou ser. Anne vive longe dos grandes centros e numa França dos anos 60 do século passado que criminaliza o aborto de modo irremediável. Anne nasce em 1940, tal como a escritora, e diz frontalmente ao professor que lhe aconteceu aquilo que transforma as mulheres em donas de casas. Afirma-lhe ainda que já não pretende seguir a carreira lectiva mas muito simplesmente a de escritora.

Seguimos, a par e passo, toda a ansiedade de Anne, todas as suas tentativas frustradas, o percurso de penitência e sacrifício para atingir o seu intento que é, simplesmente, ingressar na carreira académica evitando uma gravidez casual e de todo imprevista e não desejada.

Para aumentar a ansiosa consciência do espectador desta absoluta injustiça, a realizadora filma numa espécie de quadrado em jeito de 35 mm, cola a câmara ao corpo a transformar-se de Anne, à sua correria escondida mas desenfreada, ao modo expressionista e insubmisso da acriz Anamaria Vartolomei, ao seu belíssimo olhar azul, simultaneamente, cândido e insubmisso, num acto puro e frontal de representação dramática e de consciencialização política.

Relembramos que a interrupção voluntária de gravidez foi legalizada em Portugal após referendo realizado em 2007, deixando de ser um dos ditos «assuntos fracturantes» da sociedade portuguesa.

«O Acontecimento» obtém o Leão de Ouro para Melhor Filme no festival de Veneza, em 2021. Curiosamente, Sandrine Bonnaire que enche todo o filme «Sem Eira Nem Beira» de Agnès Varda (1985), e que também venceu o Leão de Ouro, regressa agora à cidade de Veneza para representar o papel de Gabrielle, mãe esforçada mas carinhosa de Anne.


jef, janeiro 2022

«O Acontecimento» (L'Événement) de Audrey Diwan. Com Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet-Klein, Sandrine Bonnaire, Louise Orry-Diquero, Louise Chevillotte, Pio Marmaï, Anna Mouglalis, Fabrizio Rongione, Luàna Bajrami, Leonor Oberson, Julien Frison, Alice De Lencquesaing. Argumento: Audrey Diwan e Marcia Romano, segundo do romance de Annie Ernaux. Fotografia: Laurent Tangy. Música: Evgueni Galperine      e Sacha Galperine. Produção: Alice Girard , Edouard Weil. França, 2021, Cores, 100 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário