Hirokazu
Kore-eda é o realizador das crianças e de um modo amável, ternurento,
empático de interpretar uma certa solidão que sempre existirá no interior da infância. Um jeito vindo do documentarismo em colocar a câmara a observar à distância o que se passa em
torno das personagens. Um olhar sobre a expressão e o silêncio de situações onde
a família parece tanto desagregar-se como se manter visceralmente unida. Um olhar sem a
tentação de justificar coisa alguma. Hirokazu Kore-eda também não julga.
Assim
foi com essa peça única chamada «Ninguém Sabe» (2004), depois com «Andando» (2008) ou «O Meu
Maior Desejo» (2011).
O
êxito chegou via «Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões» (2018) que
ganhou a palma de ouro em Cannes.
Agora
regressa com a história de uma família (quase) não biológica, mas afectivamente
híper-protectora, de comerciantes de crianças para adopção ilegal em torno de
uma “roda” quadrangular que certas igrejas possuem onde serão deixados os bebés
que podem ser desejados mas não são assumidos maternalmente.
Contudo, existe aqui uma agitação narrativa, cheia de recantos e derivados que coloca a
atenção do espectador centrada nas reviravoltas de argumento, deixando-a um
pouco distraída do centro emocional do drama. Parece que o realizador quer tudo explicar e ficou deslumbrado com a trama que inventou, esquecendo-se da simplicidade do seu olhar
silencioso que tanto nos cativou.
jef,
janeiro 2023
«Broker
- Intermediários» (Beurokeo) de Hirokazu Kore-eda. Com Song
Kang-ho, Dong-won Gang, Bae Doona, Ji-eun Lee, Lee Joo-Young, Kang Gil-Woo, Park
Hae-joon, Seung-Soo Im, Sae-Byeok Kim, Ryu Kyung-Soo. Argumento: Hirokasu
Koreeda. Produção: Eugene Lee. Fotografia: Hong Kyung-Pyo. Música:
Jung Jae-il. Coreia do Sul, 2022, Cores, 129 min.
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