segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Sobre a leitura de «Uma Mentira Mil Vezes Repetida» de Manuel Jorge Marmelo, Quetzal 2011



















Matéria dada

Há meses que andava a cogitar nas leituras de Verão. Aquela coisa do final do ano, das listas e balanços e festas prometidas. Também remorsos pelos textos não cumpridos. «Uma Mentira Mil Vezes Repetida» apareceu na minha mão pela mão do prémio Correntes d'Escritas 2014 dos encontros da Póvoa de Varzim. Comprei-o, li-o na praia, e esqueci-me da praia. Um livro sobre livros que foi organizando, em escrita cuidadíssima e história antiquíssima, a minha biblioteca de livros sobre livros. No fundo, a história de qualquer livro, a história do Homem-Zebra, de Marcos Sacatepequez, de Oscar Schidinski…

Por isso venho aqui redimir-me, em acto de pré-réveillon, tão entusiasmado quanto publicitário, sublinhando o elogio que Pedro Vieira deixou pelo facebook em tempo e, em tempo, me fez ir à livraria.

Abraço e um 2015 bem melhor que este que se está a passar.

jef, dezembro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário