segunda-feira, 19 de março de 2018

Sobre o disco «Folclore» de Cremilda Medina, Move 2017
















Cremilda Medina, no seu álbum de estreia «Folclore», sofre de uma contradição inevitável. Na sua voz timbrada, livre e aberta, na sua vocação cançonetista, tenta fugir a sete pés da interioridade nostálgica da morna ou da tristeza sem fundo do fado. Contudo, ela é cabo-verdiana e tem de levar aos ombros a tradição de um dos países do mundo mais asinhos em termos musicais. Então, como fazer? Talvez seguir um modo muito brasileiro de colocar a tristeza no centro da própria alegria. O samba consegue-o naturalmente, geneticamente, sem complexos. Ela sabe isso e não teme acompanhá-lo.

Cremilda Medina adora cantar e sabe que é necessário dançar com o coração. Em algumas canções acelera o ritmo, noutras adopta, de corpo e alma, os arranjos orquestrais de Kim Alves para invadir o salão de baile em dias de Carnaval. Ali fica o samba, a coladera e até a morna. Só no fado «Sou Crioula» (José Eduardo Agualusa / Ricardo Cruz), e que bem que ela o copia, se rende ao tom lento da saudade. Nas restantes cantigas, é na pista de dança meio-sinfónica, meio-sem-tempo, que ela as situa. Não esquece Morgadinho, Paulinho Vieira, Manuel d’Novas, mas a eles junta Ti Goi, Jon Luz e, claro, Kim Alves.

E, assim, Cremilda Medina vai resolvendo a música eterna e o futuro contraditório com a alegria da sua juventude e a clareza de uma voz que une mares e continentes.

jef, março 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário