sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Sobre o filme «Os Inúteis» de Federico Fellini, 1953

 

 
































Moraldo (Franco Interlenghi), Alberto (Alberto Sordi), Fausto (Franco Fabrizi), Leopoldo (Leopoldo Trieste) e Riccardo (Riccardo Fellini) são cinco amigos inseparáveis que vivem ao correr da vida, sem ocupação e em dolce far niente. Seriam bons vivants se fossem ricos e as famílias que os sustentam não fossem pobres ou remediadas, saídas de uma Itália “neo-realista” do pós-guerra, devastada e tristemente alegre. Estamos a um ano da realização de «A Estrada».

E o mundo de Fellini, auto-cinematográfico, pantomineiro, circense, simultaneamente alegre e abandonado, já construído por episódios sucessivos, aparece aqui condensado numa comédia onde sabemos que tudo pode acabar num mar de nostálgicas premências. Um mundo onde as mulheres são o mote, a regra e a direcção, mas o homem, de modo infantil e volúvel, obstinadamente lhes desobedece.

As cenas em que o baile de Carnaval substitui as de circo, onde todos estão travestidos em personagens luxuriantes, terminam de manhã, com um Alberto em lágrimas, bêbado, vestido de mulher, a arrastar uma cabeça de gigantone, irremediavelmente devastado ao ver a irmã, sustento da casa, fugir com o amante. Vai amparado por Moraldo, que não o abandona mas vai ficando cada vez mais entristecido. Nesse baile, todas as personagens entram num jogo quase fatal e exuberante. O seu destino foi ali traçado.

As cenas que antecedem o grande final, essas em que todos (e Fausto principalmente) correm angustiados atrás de uma Sandra (Eleonora Ruffo) desaparecida com um bebé nos braços, são de um apuro sublime da tragicomédia cinematográfica. Um non sense muito mais expressionista que neo-realista, a tocar o génio das comédias densas de Charlie Chaplin.

E Charlot reaparece de novo na minha memória, numa das cenas mais memoráveis do cinema, quando Moraldo-Fellini parte de comboio, de madrugada, sem avisar e, na estação, surge apenas a despedir-se a criança-factor-ferroviário, o seu amigo-consciência, a imagem “maternal” da realidade fora da encenação.


«Onde vais?

Não sei. Vou-me embora.

Mas o que vais fazer?

Não sei. Preciso de partir. Vou-me simplesmente embora.»


E o comboio parte inelutável e, na sua trepidação, olhamos o presente-futuro dos amigos que ficam, dormindo em inocente tranquilidade.


 jef, setembro 2020


«Os Inúteis» (Il Vitelloni) de Federico Fellini. Com Franco Interlenghi, Alberto Sordi, Franco Fabrizi, Leopoldo Trieste, Ricardo Fellini, Eleonora Ruffo, Jean Brochard, Claude Farell, Carlo Romano, Enrico Viarisio, Lida Baarova, Arlette Sauvage, Vira Silenti, Achille Majeroni, Guido Martufi. Argumento: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tulio Pinelli, baseado numa ideia deste último. Fotografia: Otello Martelli, Luciano Trasatti, Carlo Carlini. Música: Nino Rota. Guarda-roupa: Margherita Mariani, Bomarzi. Produção: Lorenzo Ogoraro. Itália / Paris, 1953, P/B, 103 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário