sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Sobre o filme «A Voz da Lua» de Federico Fellini, 1990

 





É extremamente difícil escrever sobre «A Voz da Lua». Ficou como epitáfio da obra e da vida de Federico Fellini, personagem que nunca separou o seu dia-a-dia dos filmes que ia criando, também das personagens, dos cenários reais-falsos que construía, da música de filarmónica, da fantasiosa trupe circense que sempre manteve junto a si. Porém, este não é um testamento, apenas o último filme que realizou. Mas é tão denso, resume tão bem tudo que para trás ficou dito e baralhado; é tão desencantado no modo abrupto como a derradeira cena termina («Se todos fizéssemos um pouco de silêncio, certamente havíamos de ouvir alguma coisa.», vindo do alto da Lua ou do fundo de um poço, acrescento eu); que é pouco provável que alguém o consiga associar à maravilhosa nostalgia que o universo felliniano deixou para todos nós.

A desamparada e ingénua figura de Roberto Benigni, no papel de Ivo Salvini, apaixonado platonicamente por Aldina Ferruzzi (Nadia Ottaviani), que o expulsa atirando-lhe um sapato de cinderela (e que ele lhe deseja, a todo o custo, devolver), faz o contraponto com a figura desesperada, revoltada e nervosa do advogado Gonnella (Paolo Villaggio) que pretende reverter o presente para o conforto de um passado desaparecido. As televisões de Berlusconi e as festas barulhentas a toldar a verdade dos factos e os singelos passos de uma valsa. Salvini e Gonnella são as duas faces de uma Lua para sempre encarcerada do desalento.

É, para mim, impossível sair de «A Voz da Lua» sem a absoluta sensação de abandono e de fim. Talvez mesmo, de morte.


jef, setembro 2020

«A Voz da Lua» (La Vocce della Luna) de Federico Fellini. Com Roberto Benigni, Paolo Villaggio, Marisa Tomasi, Nadia Ottaviani, Angelo Orlando, Dario Ghirardi, Dominique Chevalier, Nigel Harros, Vito, Uta Schmidt, George Taylor, Susy Blady, Giordano Falzoni, Ferruccio Brembilla. Argumento: Federico Fellini, Tulio Pinelli e Ermanno Cavazzoni, baseado no romance deste último «Il Poema dei Lunatici». Fotografia: Ronino Delli Colli. Música: Nicola Piovani. Produção: Mario e Vittorio Cecchi Gori. Itália / Paris, 1990, Cores, 118 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário