Não sei porquê saí do
cinema a lembrar o «Sonho Azul» da grande Né Ladeiras (1982). Talvez por ser
essa cor aquela que enquadra todas as outras, todas as figuras, todas as
personagens, todas as expressões fotografadas por Rui Xavier. Talvez à conta da
terna sensação de tranquilidade que a actriz Ana Cabral dirige até ao
espectador, enchendo o espectro luminoso do ecrã. (Uma soberba actriz surgiu em
São Miguel!)
Contudo, não se espere
assistir a longas tiradas paisagísticas dignas do arquipélago atlântico. Não, os
grandes planos paradisíacos não fazem parte deste filme. São preferidos os
planos que assistem ao pormenor das rugas, dos sorrisos, dos trabalhos, dos
murmúrios das gentes micaelenses regressados de um dia-a-dia que será menos
confinado e insular do que se pensa. Um mundo aberto ao mundo e ao desejo que é
despertado num corpo jovem, mesmo que não seja aquele estatisticamente comum.
Um mundo novo e adolescente ainda assim enraizado em tradições, em rezas, na
religião. Um universo que poderia, hipoteticamente, ser tratado por
documentário, reportagem, auto-ficção. Lembrei-me por isso também de «Meu Querido Mês de
Agosto» (Miguel Gomes, 2008) ou «A Metamorfose dos Pássaros» (Catarina
Vasconcelos, 2020).
Uma vocação estética
abstracta que faz truncar o quotidiano ilhéu com o de uma de comunidade politeísta
discretamente exuberante e colorida, hipster, queer, e que se apresenta, no
final, numa espécie cerimónia burlesca de despedida ao som da «Cold Song» de
Henry Purcell.
Todos podem encontrar defeitos
neste estranho filme mas quem não ficará tocado pela amabilidade das suas criaturas?
Quem não recordará a suave fotogenia de Ana Cabral?
jef, dezembro 2022
«Lobo e Cão» de Cláudia
Varejão. Com Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho, Marlene Cordeiro,
João Tavares, Nuno Ferreira, Mário Jorge Oliveira, Luísa Alves, Maria Furtado, Mia
Amaral, Nuno Branco, Leandro Cosme, Valdemar Creador, Tomás Furtado de Melo, Emanuel
Macedo. Argumento: Cláudia Varejão e Leda Cartum. Produção: João
Matos e Jérôme Blesson. Fotografia: Rui Xavier. Música: Xinobi, Henry Purcell et al.. Guarda-roupa: Nádia Santos
Henriques. Portugal, França, 2022, Cores, 111 min.
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