Ainda
não esquecemos «A Lei de Teerão» (2019), essa ópera dramática entre a acção
trágica e confinada e a violência acelerada de um mundo quase burlesco, e Saeed
Roustayi apresenta-nos novo filme de acção. Desta vez, uma saga familiar onde
todos são pobres, quase todos desempregados ou com pendor para a burla ou para o
disparate. Aqui, ninguém é feio, ninguém é porco, ninguém é mau (como diria
Ettore Scola, em 1976). Todos discutem e todos se amam. Ninguém se incompatibiliza
guerreando-se. Lutam pela sobrevivência familiar, pela sua moral, pela sua probidade.
Um
filme onde não existem actores secundários. A história começa com a luta operária
contra o encerramento da fábrica de produtos metalo-mecânicos onde Alireza (Navid
Mohammadzadeh) trabalha e de onde foge sem indeminização nem honra, talvez por cobardia. Porém, quando chega a casa o caso passa para a irmã Leila (Taraneh
Alidoosti), das poucas empregadas da família, que tenta gerir o caos familiar e
procura uma solução financeira para ocupar os irmãos de comportamento quase
infantil. Até que a atenção se vira para o pai (Saeed Poursamimi) que tenta a
todo o custo ainda conquistar a sua dignidade de mais velho tornando-se
patriarca do gigantesco clã. Só que esse passo é dado apenas a poder de ouro
contado.
Aqui
olhamos toda a técnica do cinema clássico de acção ou realista americano ou
europeu mas onde Saeed Roustayi acrescenta uma velocidade cinematográfica e
um fôlego social muito particulares.
De
novo, em «Os Irmãos de Leila» é preponderante a sequência dos planos acompanhando os
meandros de argumento que são alicerces para um jogo muito fino a ser
entregue a actores fundamentais.
jef,
novembro 2022
«Os
Irmãos de Leila» (Leila's Brothers) de Saeed Roustayi. Com Taraneh
Alidoosti, Saeed Poursamimi, Navid Mohammadzadeh, Payman Maadi, Farhad Aslani,
Mohammad Ali Almohammadi, Navereh Farahani, Mehdi Hoseininia, Mohammad
Javad Babapour, Nayereh Farahani, Mehdi Hosseinina, Hossein Norouzi. Argumento:
Saeed Roustaee. Produção: Saeed Roustaee e Javad Nozurbegi. Fotografia:
Hooman Behmanesh. Música: Ramin Kousha. Irão, 2022, Cores, 165 min.
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