Só
um enorme cineasta se permite realizar um filme tão complexo, com tão poucos
recursos e dando ao espectador a sensação de estar a ver um filme tão fácil de
entender.
Como um filme fora de um filme.
As
cenas iniciais e aquelas com que o filme termina são a prova.
Logo
de início, a marcação de cena numa rua comercial onde os vendedores ambulantes,
músicos e transeuntes fazem uma espécie de bailado sequencial, mostra-nos que
há teatro por ali. A cena é interrompida. Ainda não está bem. Será necessário
repetir. Percebemos que Jafar Panahi está a fazer aquele
filme à distância e que um casal de perseguidos-exilados discute a possibilidade de fuga com o passaporte
falso acabado de chegar. Ela parece ser iraniana, ele estrangeiro, talvez turco.
Jafar
Panahi realmente está instalado numa aldeia remota na fronteira entre o Irão e
a Turquia e, dali, vai realizando o filme à distância. Nas horas vagas
fotografa a vida na aldeia. Uma das fotografias que supostamente foi
tirada, porém, retrata algo “ilegítimo” segundo a tradição local. Ele próprio é instado,
ali mesmo, a resolver o problema perante um tribunal de aldeia. Também
ele se expressa nas duas línguas locais.
Nas
cenas finais, o realizador deve igualmente fugir. Apenas a câmara apontada para si enquanto
conduz o carro e nos ouvidos o insistente sinal sonoro de que não leva o cinto
colocado, parecendo que nada ficou concluído, ou tudo está dramaticamente terminado. Por fim, desliga o motor. Sai dos filmes e do cinema.
É
assim que o realizador-realizador Jafar Panahi demonstra, através do
realizador-actor Jafar Panahi, como crucial é o acto de filmar (e também o de
ver filmes extraordinários). Como o acto de fotografar e de realizar pode ter
um papel fundamental no curso do amor, das famílias e das sociedades.
Como
é fácil ser estrangeiro em causa e casa próprias.
Romeu
e Julieta que o digam.
jef,
janeiro 2023
«Ursos
Não Há» (Khers nist) de Jafar Panahi. Com Jafar Panahi, Naser
Hashemi, Vahid Mobasheri, Bakhtiyar Panjeei, Mina Kavani, Narges Delaram, Reza
Heydari, Javad Siyahi, Yousef Soleymani, Amir Davari, Darya Alei. Argumento: Jafar
Panahi. Produção: Jafar Panahi, Nader Saeivar. Fotografia: Amin
Jafari. Irão, 2022, Cores, 106 min.
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