quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Sobre o filme «A Partir de Uma História Verdadeira» de Roman Polanski, 2017















Aos 84 anos, Roman Polanski continua a manobrar como ninguém o mundo da intriga, do terror interior e psicológico. O Mundo da identidade roubada. Um mundo narrativo que é apenas seu.

O filme parte de uma premissa que, em ficção, é um velho truque. O próprio título do romance de Delphine de Vigan (prémio Renaudot), o furto da realidade e depois fingir que ela é fantasia romanesca e literária.

A função de escrever como epílogo de um filme “a partir de uma história verdadeira” é dizer que, afinal, a ficção que estamos a assistir é, ou foi, a realidade. Coisa falsa pois a interpretação de uma história é logo uma narrativa ficcionada e paralela.

(Para que não me batam muito, salve-se a função democrática do Jornalismo e a função científica da História.)

Mas o cinema de Polanski consegue colocar a ficção dentro da realidade e esta dentro de um verdadeiro «thriller» à antiga. Uma insuspeita leitora de nome enigmático, Elle (Eva Green), insinua-se como admiradora perante Delphine (Emmanuelle Seigner), escritora famosa, assoberbada de trabalho, fãs e dedicatórias, à beira do esgotamento e da crise criativa. Torna-se sua amiga e protectora, e vai começando a dirigir demasiado de perto os seus passos. Até que Delphine parte uma perna… (Note-se que na capa da edição original do romance, a fotografia da própria autora surge como personagem, roubando-lhe até o próprio nome).

Mas Polanski faz mais. Dá-nos a oportunidade de olharmos muito de perto duas actrizes em interpretações sublimes, levando o espectador logo no início, de modo tão simples, quase infante, a saber que estamos perante algo que poderá correr mesmo muito mal. Eva Green faz de Maléfica, Emmanuelle Seigner, de Bela Adormecida. Contudo, seguimos cada minuto do filme com ansiedade e medo. (A cena da escada para a cave é perfeita!)

Roman Polanski é um grande mestre do suspense. Emmanuelle Seigner e Eva Green são maravilhosas.

jef, janeiro 2018.


«A Partir de Uma História Verdadeira» (D'après une Histoire Vraie) de Roman Polanski. Com Emmanuelle Seigner, Eva Green, Vincent Perez. A partir do romance de Delphine de Vigan, com argumento de Roman Polanski e Olivier Assayas. Polónia / França / Bélgica, 2017, Cores, 100 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário