terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sobre o filme «Suburbicon» de George Clooney, 2017














Existe qualquer coisa de acrílico em «Suburbicon». E não é certamente a função genética da cultura americana em fazer arte com a autocrítica aos seus próprios traumas. Neste caso, estão de volta os terríveis anos 50!

George Clooney adapta (com Grant Heslov) um argumento perdido de Joel e Ethan Coen e filma muito bem, construindo uma história estilizada entre o policial negro e a alta comédia «gore», cheia de sangue e mortos.

Tomamos logo o pulso à paródia no magnífico genérico inicial onde a publicidade aos benefícios de viver nos subúrbios, com espaços ajardinados e repletos de belos automóveis «vintage», infra-estruturas sociais e absolutamente livre de crises sociais e estudantis. Vem depois um diálogo estranho entre as duas irmãs gémeas interpretadas pela dupla (e belíssima) Julianne Moore. A coisa descamba com a instalação da urbanização do primeiro casal negro. O caldo entorna com um pacífico e inexplicado assalto a casa dos Lodge. O resto é irmãos Coen numa sucessão de reviravoltas para que toda a família saia derrotada e a «higiénica» América do pós-grande-guerra-pré-guerra-fria seja sublimada.

O cenário, o guarda-roupa e os adereços são magníficos mas nunca deixam de ser o cenário de plástico onde Matt Damon e Julianne Moore abusam do estereótipo a que (bem) nos habituaram. Como em «The Truman Show - A Vida em Directo» (1998) ou «Eduardo Mãos de Tesoura» (1990) mas sem a indispensável fantasia de Peter Weir ou Tim Burton.

Contudo, o centro da narrativa está nos olhos do pequeno Nicky (Noah Jupe) que, de um modo assombroso, faz unir o filme do princípio ao fim, retirando-lhe a película de celofane e aplicando a luz do inusitado drama cómico.

E ainda temos o fantástico pesquisador de fraudes em seguros, interpretado por um inesquecível Oscar Isaac (outro dos amigos de  Clooney  / Coen).

E a música (Atenção!, neste filme a música é indispensável!!) do grande Alexandre Desplat.

Assim, vá lá!, desculpem Matt Damon, Julianne Moore, George Clooney, os irmãos Coen. Coloquem os acrílicos da Tupperware Brands Corporation na nova máquina de lavar loiça e vão ver o filme.

E já agora, uma dúvida. Na época já havia comandos para o televisor?

jef, janeiro 2018.

«Suburbicon» de George Clooney. Com Matt Damon, Julianne Moore, Oscar Isaac, Glenn Fleshler, Megan Ferguson, Noah Jupe, Karimah Westbrook. Argumento: Joel e Ethan Coen / George Clooney / Grant Heslov. Fotografia: Robert Elswit; Música: Alexandre Desplat. Grã-Bretanha / EUA, 2017, Cores, 105 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário