Terei
eu de esquecer Clint Eastwood, já que não poderei esquecer Dirty Harry?
Terá ele
enlouquecido na deriva republicana e paranóica do herói americano?
O que
será feito da entidade que idealizou «As Pontes de Madison County» (1995), «Mystic
River» (2003), «Million Dollar Baby» (2004), «Cartas de Iwo Jima» (2006) ou
«Gran Torino» (2008)? Ter-se-á alheado da figura que representa para o cinema
mundial?
Claro
que não está em causa o heroísmo dos jovens americanos (e do britânico Chris
Norman) que conseguiram neutralizar a catástrofe que o terrorista Ayoub El
Kahzzani pretendia efectuar no dia 21 de Agosto de 2015, no comboio de Amesterdão
para Paris com 554 passageiros a bordo.
Sim,
sublinho, eles são heróis.
Antes
pelo contrário, acho que o maior problema de Clint Eastwood é exactamente
colocar em ridículo os três amigos, Anthony Sadler, Alek Skarlatos e Spencer
Stone, levando-os à atroz posição de representar as personagens de Anthony,
Alek e Spencer. Eles próprios dentro da sua própria história. E quão maus
actores são!
Pior é a
reconstituição série C das suas infância e juventude, fazendo o espectador
relacionar a religiosidade infantil, o gosto de brincar à guerra, a insubordinação
escolar, a família monoparental, o falhanço na escolha da carreira militar, com
a construção e a consciência do Ente Americano. Parece uma caricatura. Fico com
pena daqueles rapazes de fundo tão bondoso.
Enfim,
que fique do filme as imagens da justa condecoração e do discurso de François
Holland no palácio do Eliseu.
Anthony
Sadler, Alek Skarlatos e Spencer Stone mereciam muito melhor, mereciam que lhes
fossem douradas ou desculpadas as falhas, como sempre o fizeram aos heróis antigos.
E, já
agora, nós também merecíamos melhor, caramba!
jef, fevereiro 2018
«15:17
Destino Paris» (The 15:17 to Paris) de Clint Eastwood. Com Jenna
Fischer, Judy Greer, Lillian Solange Beaudoin, Anthony Sadler, Alek Skarlatos e
Spencer Stone, Paul-Mikel Williams, Max Ivutin, Bryce Gheisar, Cole
Eichenberger e William Jennings, Ray Corasani. EUA,
2018, Cores, 94 min.
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