Fico
sempre com a sensação que o realizador Ira Sachs deseja sempre mais de um filme
do que depois acaba por concretizar. Aconteceu-me isso em «Homenzinhos» (2017) e
«O Amor É Uma Coisa Estranha» (2014). Lança-se sobre argumentos prometedores,
cenários bem idealizados, actores de excepção, diálogos convincentes mas, no final,
fica tudo a saber a pouco. Tanto barulho por nada, já lá dizia o outro.
Aqui,
a personagem principal é a vila e os arredores de Sintra. Deslumbrante, como ela
é. No seu centro coloca um outro deslumbramento: Isabelle Huppert, essa actriz maior
dos papéis transviados, fracturantes, dolorosos. Aqui ela é Frankie, uma actriz
de sucesso, carreira bem cimentada mas com um final para breve, diagnosticado.
No nevoeiro de Sintra, resolve chamar a família, a directa e a indirecta, para
subirem até à Peninha e discutirem qualquer coisa como futuros por adiar e
espólios por partilhar. Sem dúvida, a actriz é deslumbrante nesse seu lado de
ser uma matriarca frágil mas de aço, destroçada mas mesmo assim dominadora.
Contudo as personagens, no início, começam por se atropelar e eu fiquei
baralhado com tanto parentesco e só assentei dentro do filme quando aparece a
maravilhosa Marisa Tomei (Ilene), de ténis e cara lavada, ao receber uma inesperada
proposta de casamento de Gary (Greg Kinnear). (Ela é melhor personagem do filme!) Não
sei como a minha atenção deixou de estar presa a Isabelle Huppert e passou para
Marisa Tomei. Erro meu ou talvez essa distracção voyeurista de olhar Sintra pelo
lado turístico do cinema. Talvez alguma sonolência também…
Também as personagens são densas e bem arquitectadas, como Jimmy (Brendan Gleeson) ou Michel (Pascal Greggory), primeiro marido de Frankie.
E Frankie obriga o filme
a vergar-se perante a sua presença polarizadora. Sabe bem ver Sintra nas garras
de Isabelle Huppert.
Só
que Ira Sachs parece não ter garras para elas!
jef,
agosto 2021
«Frankie»
de Ira Sachs. Com Isabelle Huppert, Brendan Gleeson, Sennia Nanua, Marisa Tomei,
Ariyon Bakare, Pascal Greggory, Vinette Robinson, Jérémie Renier, Greg Kinnear,
Carloto Cotta, Márcia Breia, Manuel Sá Nogueira. Argumento: Ira
Sachs e Mauricio Zacharias. Produção: Saïd Ben Saïd e Michel Merkt. Fotografia:
Rui Poças. Música: Dickon Hinchliffe. França / Portugal, 2019, Cores, 99 min.
Sem comentários:
Enviar um comentário