domingo, 4 de setembro de 2022

Sobre o filme «Noite de Estreia» de John Cassavetes, 1977



























A grande estrela do teatro Myrtle Gordon (Gena Rowlands) vive no auge da sua carreira mas sente, no seu interior, que já o ultrapassou. 

Acaba de terminar em delírio do público mais uma representação. Todas as atenções se viram para ela, incluindo a da jovem fã que, em êxtase, se deixa atropelar na avenida, morrendo e deixando Myrtle frente ao seu próprio fracasso. Não entende como deve suportar contracenar com o seu ex-marido Maurice (John Cassavetes), nem como aguentar as directrizes de palco do encenador Manny (Ben Gazzara). Principalmente não entende como deve representar Virginia a personagem principal da peça “The Second Woman” sem que esta se cole à sua própria pele. Entra em conflito com a autora Sarah Goode (Sarah Goode). Entra em colapso. Na solidão do seu apartamento-palco-vazio em Nova Iorque. Na descrença no futuro olhado através do fundo de um copo de whisky.

É um filme tão cru como cruel sobre a condição humana que, de modo irrevogável, se aproxima solitariamente da velhice. A câmara de Al Ruban  não deixa espaço para o espectador se afastar da realidade, aproximando-se da ficção cénica do teatro. Aqui não há espaço para sermos comtemplados pela fantasia do cinema. Os actores do clã Cassavetes entregam-se, de novo, à tarefa de representarem, ou melhor, de nos apresentarem o irremediável em close-up, em cenas fechadas sobre a pressa dos segundos que estão a passar, ansiosos, sobre a hora prevista para a noite de estreia.

Mas Myrtle vai chegar ao teatro sobre uma qualquer influência, talvez sobre a perversa influência do Tempo. Mas vai chegar, não interessa como. Vai chegar, sim, pois todos a amam e de modo incondicional.

Um filme incondicional sobre a solidão e o tempo que já passou, mas também sobre o amor, também ele sem condições, ao teatro.


jef, agosto 2022

«Noite de Estreia» (Opening Night) de John Cassavetes. Com John Cassavetes, Gena Rowlands, Joan Blondell, Ben Gazzara, Paul Stewart, Zohra Lampert, Laura Johnson, John Tuell, Ray Powers, John Finnegan, Louise Lewis, Fred Draper, Katherine Cassavetes, Lady Rowlands, Carol Warren, Briana Carver, Angelo Grisanti, Peter Bogdanovich. Argumento: John Cassavetes. Produção: Mike Lally, Al Ruban, Sam Shaw. Fotografia: Al Ruban. Música: Bo Harwood. EUA, 1977, Cores, 144 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário