quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Sobre o filme «BlacKkKlansman: O Infiltrado» de Spike Lee, 2018














Spike Lee faz filmes importantes.
«BlacKkKlansman: O Infiltrado» foi estreado um ano depois do ataque de um condutor, apoiante da anacrónica supremacia branca, em Charlottesville, Virgínia, a uma manifestação pacífica contra o racismo, onde morreu uma manifestante. Trump discursa a favor dos fascistas. Estas cenas concluem o filme que termina com a imagem de uma bandeira dos Estados Unidos da América virada do avesso. 
A preto e branco.

No entanto, é uma comédia divertidíssima baseada no livro autobiográfico do protagonista, Ron Stallworth «Black Klansman», o primeiro polícia negro que se infiltra num núcleo do Ku Klux Klan, evitando um ataque bombista contra os activistas negros nos finais dos anos 70, Springs, Colorado. A iluminação e a banda sonora merecem toda atenção. A intriga ainda mais.

O confronto dramático entre os duplos do polícia infiltrado, o negro Ron Stallworth (John David Washington) e o judeu Flip Zimmerman (Adam Driver) é de uma contenção e humor muito particulares. Não existem excessos, nem comiseração. Apenas essa forma de representar no silêncio e na transformação da voz, da expressão e dos gestos. Um infiltrado deve ser discreto. Contudo...

Depois, aparecem cenas de «E Tudo e Vento Levou» (Victor Fleming, 1949) e «O Nascimento de uma Nação» (D. W. Griffith, 1915).

Surge ainda Harry Belafonte.

Por todas as razões, este filme deve ser visto!

jef, setembro 2018.

«BlacKkKlansman: O Infiltrado» (BlacKkKlansman) de Spike Lee. Com John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Robert John Burke, Topher Grace, Jasper Pääkkönen, Harry Belafonte. Baseado no romance autobiográfico de Ron Stallworth, “Black Klansman” (2014). EUA, 2018, Cores, 135 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário