segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Sobre o filme «O Veneno» de Sacha Guitry, 1951















O crime perfeito por consentido.
Existe nesta comédia negríssima de Sacha Guitry uma vocação tão irónica de moralizar o imoralizável, uma irreverência face ao plausível, uma insolência perante a ética, a norma e o judicial, que transforma o filme num dos pontos mais particulares deste conjunto de 16 obras-primas do cinema francês, a que o Nimas (Lisboa) e a Medeia Filmes chamaram «Os Grandes Mestres 1930-1960 – Os Padrinhos da Nouvelle Vague).

De tal forma irónico que Sacha Guitry inicia o filme apresentando a ficha técnica de viva-voz e vivo-corpo, homenageando todos os que o permitiram que a obra se realizasse. Isto é teatro, isto é um palco, isto são actores, logo podemos rir de um crime perfeito, por consentido, por representado. Estou ilibado!

Peça de teatro delirante que se move em torno da figura de Paul Braconnier (Michel Simon) que não suporta a mulher, Blandine Braconnier (Germaine Reuver), que por sua vez não o suporta. Para isso, resolve contratar o célebre advogado Aubanel (Jean Debucourt) e mobilizar toda a população de Remonville, a aldeia onde vive.

A partir daí, Michel Simon transforma-se de néscio, lerdo, angustiado, quase deprimido, Paul Braconnier, num aplaudido activista do crime e da causa na barra do tribunal.

Fica o riso mais inteligente a pairar sobre a aldeia, a justiça, o casamento, a verdade. Fica a crença de que existem filmes que nos deixam perplexos perante a liberdade total de expressão artística. Fica, então, a perspectiva de que talvez alguma da Nouvelle Vague não passe de uns meninos do coro a fazer passar-se por estetas pós-modernos.

jef, setembro 2018

«O Veneno» (Le Poison) de Sacha Guitry. Com Michel Simon, Germaine Reuver, Jean Debucourt, Pauline Carton, Jacques Varennes, Jeanne Fusier-Gir, Albert Duvaleix, Henry Laverne, Jacques de Féraudy, Jacques Derives. Argumento: Sacha Guitry. Fotografia: Jean Bachelet. Produção: Jean Le Duc, Alain Poré e Paul Wagner. França, 1951, P/B, 85 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário