sexta-feira, 12 de julho de 2019

Sobre o livro «Um Amor» (Un Amore) de Dino Buzzati. Ulisseia, 1974 (1960). Tradução de Fernanda Barreira.















Milão. Fevereiro de 1960. Antonio Dorigo, arquitecto, 49 anos, Fiat 600, bem tranquilo na vida. Telefona à Srª Ermelina e pede para experimentar ‘um novo tecido bem negro’. Assim, encontra Laide Anfossi. Não se considera um homem atraente ou ágil na arte da sedução, nem acha no início a jovem propriamente muito bela. Porém, acaba por se apaixonar como um louco.

Essa travessia por uma Milão que renasce modernamente das cinzas da guerra e de um passado de miséria que não se recusa a esconder é de uma incrível violência estética e urbana, tal como foi Roma para Michelangelo Antonioni («O Eclipse», 1961).

Dino Buzzati, expõe todas as técnicas narrativas, contrapondo os discursos directo e indirecto, as falas interiores e aquelas outras ditadas pelo tropel dos pensamentos recalcados, das cidades angustiadas e livres, para nos fazer crer que, apesar de ser o autor de «O Deserto dos Tártaros», consegue sair do mundo do existencialismo psicanalítico para nos fornecer um tratado maior sobre a angústia da espera no Amor, o desespero do ciúme mas também um sumário ideológico da sociedade milanesa. No final, Antonio encontra Piera, amiga (ou colega) de Laide, que finalmente lhe explica como aquele mundo funciona e que são eles, os clientes burgueses, que negam a alteração do afectivo sistema de fidelidade” que o próprio Antonio exige ser cumprido por Laide.
«– És marxista, por acaso? – pergunta ele.
– Qual marxista. Eu sou fascista. Que tem o marxismo a ver comigo? Não me agrada a caridade cristã. Nunca perguntaste onde nasceu a Laide, em que ambiente cresceu... – responde Piera.»

Também não é por acaso que Dino Buzzati cita «O Anjo Azul» (Josef von Sternberg, 1930).

O Amor e Milão transformam-se com este livro de Dino Buzzati. Também a angústia do tempo que passa e não nos esclarece sobre o que fazer e como o fazer.

(Uma bela sobrecapa de Luiz Duran!)

jef, julho 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário