quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sobre o filme «Quem Tramou Roger Rabbit?» de Robert Zemeckis, 1988


































Sempre tive um afecto muito grande por este filme. De tempos a tempos, revejo-o e fico a pensar no que mais gosto nele.
Sou fã de Bob Hoskins (1942-2014), um daqueles actores muito sérios e convictos que fazem as melhores comédias nunca enjeitando a norma de que o melhor papel secundário faz o melhor filme e ofusca, por norma, o trabalho do actor principal. Tal como Gene Hackman. Neste caso, Bob Hoskins é o centro de uma comédia, digamos musical e ‘animada’, que sempre me recorda o deslumbramento infantil que senti quando vi «Mary Poppins» (Robert Stevenson, 1964).
Um papel extraordinariamente difícil, realizado contra cenários de papel e ausência, de um detective, Eddie Vailant, encalhado na Hollywood furiosa de 1947, entre o álcool e a memória de seu irmão, Teddy Vailant, detective também ele, morto às mãos de uma criatura de olhos vermelhos e voz aguda.
Eddie Vailant deve descobrir se a sensual Jessica Rabbit (Kathleen Turner, Betsy Brantley) está mesmo a trair o esposo apaixonado Roger Rabbit (Charles Fleischer) com o dono da Cidade dos Cartoons, Marvin Acme (Stubby Kaye). Contudo, logo depois, as mortes sucedem-se e o misterioso Juiz Doom (Christopher Lloyd), com as suas demoníacas doninhas, aproxima-se munido da verde e terrível poção de acetona para punir e diluir os desenhos criminosos…

Mas talvez o que mais me entusiasme é essa aparição de Jessica Rabbit a cantar «Why Don’t You Do Right» (com a impressionante voz de Amy Irving) perante a inveja devota ou o ciúme reverente da maravilhosa Betty Boop (Mae Questel)… ou então o duelo de pianos (com a Rapsódia Húngara #2 de Franz Liszt) entre o Pato Donald (Tony Anselmo) e o Daffy Duck (Mel Blanc)… ou a curta metragem inicial que opõe Roger Rabbit e o Baby Herman (Lou Hirsch)…

Não sei bem classificar essa centelha de emotiva reconciliação entre a latente agressividade dos bonecos da Warner e a aura delicodoce dos da Walt Disney. Gosto de entrar na Cidade dos Cartoons e pensar que aquela fantasia tola contém a realidade que me sustém durante os instantes em que a estou a ver e se prolonga, memória dentro, até nova exibição.

jef, julho 2019

«Quem Tramou Roger Rabbit?» (Who Framed Roger Rabbit) de Robert Zemeckis, 1988. Com Charles Fleischer (Roger Rabbit), Kathleen Turner, Betsy Brantley (Jessica Rabbit), Christopher Lloyd (Juiz Doom), Lou Hirsch (Baby Herman), Bob Hoskins (Eddie Valiant), Alan Tilvern (R.K. Maroon), Stubby Kaye (Marvin Acme), Richard LeParmentier (Lt. Santino), Tony Anselmo (Pato Donald), Mel Blanc (Daffy Duck), Mae Questel (Betty Boop). Produção: Robert Watts e Frank Marshall / Walt Disney Animation Studios, Touchstone Pictures, Amblin Entertainment, Silver Screen Partners. Música: Alan Silvestri. EUA, 1988, Cores, 100 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário