domingo, 6 de dezembro de 2020

Sobre o filme «A 8ª Mulher do Barba Azul» de Ernst Lubitsch, 1938






São pouco mais de 80 minutos da mais pura e expressiva comédia americana de Ernst Lubitsch. Tudo pode ser visto, antes de ser ouvido. Mas atenção, tudo o que é ouvido transforma-se na epígrafe das imagens que se lhe seguem. Tudo é rápido, tudo é explícito, tudo é contido e tão cómico! Estamos numa das estâncias balneares do Sul de França e a nossa atenção fixa-se, logo de início, na compra apenas do casaco de um pijama pelo multimilionário Michael Brandon (Gary Cooper), facto que leva o director da casa comercial a acusar tal exigência de «comunismo». O caso é que o próprio director também usa apenas o casaco do pijama. Contudo, o caso resolve-se a bem e as calças riscadas do dito pijama acabam por ser partilhadas com Nicole de Loiselle (Claudette Colbert) que chega de surpresa à loja. As alusões sexuais só ali começam na tentativa do ingénuo machista milionário conquistar o amor da independente mas falida filha de De Loiselle (o impagável Edward Everett Horton), apesar das ferozes reticências da Tia Hedwige (a ainda mais impagável Elizabeth Patterson), apesar dos doutos ensinamentos de Shakespeare na peça «A Fera Amansada», apesar da tão pouco convicta infidelidade de Nicole com o secretário bancário Albert De Regnier (o fantástico David Niven!)…

Tudo aqui são cenários soberbos, extraordinário guarda-roupa, olhares maliciosos, silêncios subentendidos, risos e hálito a cebola! Aqui não há um único mal-entendido, apenas teatro, inteligência e diversão.


jef, dezembro 2020

«A 8ª Mulher do Barba Azul» (Bluebeared’s Eighth Wife) de Ernst Lubitsch. Com Claudette Colbert, Gary Cooper, Edward Everett Horton, David Niven, Elizabeth Patterson, Herman Bing, Warren Hymer, Franklin Pangborn, Armand Cortes, Rolfe Sedan, Lawrence Grant, Lionel Pape, Tyler Brooke. Argumento: Charles Brackett e Billy Wilder sobre a peça de Alfred Savoir. Produção: Ernst Lubitsch e William LeBaron.  Fotografia: Leo Tover. Música: Werner R. Heymann e Friedrich Hollaender. Guarda-roupa: Travis Banton. Cenografia: A.E. Freudeman. EUA, 1938, P/B, 82 min.

 


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