segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Sobre o filme «Uma História Simples» de David Lynch, 1999.





















Se existe um filme de Natal é este. Talvez até mais do que «Do Céu Caiu uma Estrela» (Frank Capra, 1946), «Música no Coração» (Robert Wise, 1965), «Mary Poppins, (Robert Stevenson, 1964) ou «O Estranho Mundo de Jack» (Henry Selick, 1993). Talvez mesmo mais literário que «O Conto de Natal do Senhor Scrooge». É a história de um homem que deseja ainda voltar a contemplar as estrelas junto do seu irmão.

Vejo-o para refazer a minha ideia de humanidade e de uma América clara, complacente, solidária, solitária, percorrendo nostalgicamente as suas extensões on the road.

Evidentemente, um filme sobre o tempo irrecuperável que me faz sempre chorar baba e ranho. Porém, todo o poder irónico e visual de David Lynch está lá, em cores saturadas, junto às casas, ao solo, aos relvados, ao asfalto, filmado abstractamente tão perto da figura de todos os americanos como do perfil de cada um deles. Um sarcástico carinho transbordante, sublinhando não os defeitos dos homens mas a sua capacidades de os superar.

Dedicado a Alvin Straight (1920-1996) que oferece a história verdadeira de um homem de 73 anos, combatente da Segunda Grande Guerra, que vive com a sua dedicada filha, Rose (Sissy Spacek). Ao receber a notícia de que o irmão Lyle (Harry Dean Stanton) está gravemente doente resolve ir visitá-lo, recuperando uma amizade perdida há dez anos. Alvin (Richard Farnsworth) não tem carta de condução e não gosta de ser conduzido, por isso fará a viagem de 500 km, desde Laurens no Iowa até Mount Zion no Wisconsin, conduzindo um cortador de relva durante seis semanas.

Não há história mais simples e terna sobre o fim do tempo. Ou, melhor, sobre a sua duplicação.

  

jef, dezembro 2020

«Uma História Simples» (The Straight Story) de David Lynch. Com Richard Farnsworth, Sissy Spacek, Jane Galloway Heitz, Joseph A. Carpenter, Donald Wiegert, Tracey Maloney, Dan Flannery, Jennifer Edwards-Hughes, Ed Grennan,  Jack Walsh, Matt Guidry, Bill McCallum, Barbara E. Robertson, Everett McGill, Anastasia Webb, James Cada, Sally Wingert, Barbara Kingsley, Ralph Feldhacker, Harry Dean Stanton. Argumento: John Roach, Mary Sweeney. Música: Angelo Badalamenti. Fotografia: Freddie Francis. Produção: Pierre Edelman, Neal Edelstein, Michael Polaire, Mary Sweeney. EUA, 1994, Cores, 112 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário