terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Sobre o filme «Anjos Caídos» de Wong Kar Wai, 1995












Surge como uma série de quadros remanescente do filme anterior, «Chungking Express» (1994). Dois personagens com as suas histórias percorrem esteticamente a noite imparável de Hong Kong, iluminada por néons, ao som do chocalhar das pedras de Majongue. Uma noite que, apesar de atafulhada de gente, de snack-bares orientais e diners fumarentos mantém cada um deles no seu mundo perfeito e solitário. Wong Chi-ming (Leon Lai) é assassino profissional e recebe mensagens por fax com os trabalhos a executar. Ho Chi-mo (Takeshi Kaneshiro), foge à polícia, vive com o pai, não fala, obriga todos os que encontra a serem seus clientes em negócios que foi engendrando: geladaria, talho, lavandaria, barbearia. O primeiro não deseja conhecer a sua parceira de profissão por temer apaixonar-se. O segundo aprende a filmar em vhs e grava o último bife que o pai lhe frita. Uma rapariga de cabelos louros difíceis de esquecer une os dois personagens. Uma das canções da jukebox contém um derradeiro recado.

Talvez seja o filme em que o próprio realizador se deslumbra com o deslumbramento da sua própria linguagem, levando o filme atrás de um sentido musical que nos faz parar diante das canções. Laurie Anderson & Brian Eno, Massive Attack, Marianne Faithfull. Não lhe podemos escapar. Se a banda sonora e as imagens feéricas tornam «Anjos Caídos» num filme musical ou num vídeo-clip de longa-metragem é pouco importante!

O que importa é mesmo a irreal realidade do cinema de Wong Kar Wai.


jef, dezembro 2020

«Anjos Caídos» (Fallen Angels) de Wong Kar Wai. Com Leon Lai, Michelle Reis, Takeshi Kaneshiro, Charlie Yeung, Karen Mok, Fai-Hung Chan, Man-Lei Chan, Toru Saito, To-Hoi Kong, Lee-Na Kwan, Yuhao Wu. Argumento: Wong Kar Wai. Fotografia: Christopher Doyle, Andrew Lau Wai Keung. Música: Frankie Chan, Roel A. García. Produção: Wong Kar Wai, Chan Ye Cheng, Jacky Pang Yee Wah, Jet Tone Productions Ltd. Hong Kong / China, 1995, Cores, 99 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário