Wong Kar Wai sente-se tão à vontade em Buenos Aires como em
Hong Kong. Melhor. É Buenos Aires que o prende e motiva a sua linguagem
colorida e musical, feita de pormenores, aproximações microscópicas, sorrisos
velados, lágrimas apartadas, para que a história de amor e repúdio nunca
caia em melodrama e persiga a sua via caminhando até ao farol argentino do fim
do mundo. O farol onde as mágoas se podem libertar, libertando quem delas é
cativo.
No início, sobre a garganta furiosa das águas do Iguaçu Caetano
Veloso canta “Cucurrucucu Paloma”. Mas os dois namorados Lai Yiu Fai (Tony
Chiu-Wai Leung) e Ho Po Wing (Leslie Cheung), já desentendidos, não a chegarão
a ver juntos. Lai segue para Buenos Aires e trabalha diariamente em vários
empregos. Ho percorre a cidade à procura de aventuras e namorados. Até que, após uma luta, este
aparece ferido junto a Lai que o recolhe com carinho, cuidando e
alimentando-o, mas reprimindo o amor que ainda lhe guarda. Mais tarde, Lai descobrirá
a dádiva cerimoniosa do amor junto de um colega de cozinha onde trabalha, Chang
(Chen Chang), que levará as suas penas até ao fim do mundo num gravador de cassetes.
O mais espantoso é que o modo denso, tenso mas ao mesmo tempo
terno e fugaz, híper-realista, com que nos é mostrado o quarto onde os dois
amantes vivem, subtraindo-lhe a provável claustrofobia, mostrando antes a aproximação
(e a simultânea recusa) de um amor desejado mas irrealizável. Tudo em torno de um
candeeiro que, quando aceso, exibe a queda de água nas cataratas do Iguaçu. Símbolo
de uma falhada estação de chegada mas também de um hipotético porto de abrigo.
As cenas no interior do quarto lembraram-me a forma amorosa com
que Jim Jarmursch acarinha as personagens. As cenas nas estradas distantes em
busca de um Iguaçu perdido, recordou-me Wim Wenders e as suas viagens para resgatar ou esquecer
a sombra funesta do passado.
Tudo narrado com o difícil equilíbrio entre a tragédia do amor imperfeito
e a esperança da redenção no futuro.
Uma belíssima história de amor, tão impossível quanto comum.
jef, dezembro 2020
«Felizes Juntos» (Happy Together) de Wong Kar
Wai. Com Tony Chiu-Wai Leung, Leslie Cheung, Chen Chang, Gregory Dayton. Argumento: Wong Kar Wai e Manuel
Puig, segundo um romance deste último. Fotografia: Christopher Doyle. Música: Danny
Chung. Canções: “Cucurrucucu Paloma” por Caetano Veloso, Astor Piazzolla, “Happy
Together” por The Turtles. Produção: Produção: Wong Kar Wai,
Chan Ye Cheng, Hiroko Shinohara, T.J. Chung, Jet Tone Films. Hong Kong / China,
1997, P/B e Cores, 96 min.
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