sábado, 26 de dezembro de 2020

Sobre o filme «Felizes Juntos» de Wong Kar Wai, 1997


































Wong Kar Wai sente-se tão à vontade em Buenos Aires como em Hong Kong. Melhor. É Buenos Aires que o prende e motiva a sua linguagem colorida e musical, feita de pormenores, aproximações microscópicas, sorrisos velados, lágrimas apartadas, para que a história de amor e repúdio nunca caia em melodrama e persiga a sua via caminhando até ao farol argentino do fim do mundo. O farol onde as mágoas se podem libertar, libertando quem delas é cativo.

No início, sobre a garganta furiosa das águas do Iguaçu Caetano Veloso canta “Cucurrucucu Paloma”. Mas os dois namorados Lai Yiu Fai (Tony Chiu-Wai Leung) e Ho Po Wing (Leslie Cheung), já desentendidos, não a chegarão a ver juntos. Lai segue para Buenos Aires e trabalha diariamente em vários empregos. Ho percorre a cidade à procura de aventuras e namorados. Até que, após uma luta, este aparece ferido junto a Lai que o recolhe com carinho, cuidando e alimentando-o, mas reprimindo o amor que ainda lhe guarda. Mais tarde, Lai descobrirá a dádiva cerimoniosa do amor junto de um colega de cozinha onde trabalha, Chang (Chen Chang), que levará as suas penas até ao fim do mundo num gravador de cassetes.

O mais espantoso é que o modo denso, tenso mas ao mesmo tempo terno e fugaz, híper-realista, com que nos é mostrado o quarto onde os dois amantes vivem, subtraindo-lhe a provável claustrofobia, mostrando antes a aproximação (e a simultânea recusa) de um amor desejado mas irrealizável. Tudo em torno de um candeeiro que, quando aceso, exibe a queda de água nas cataratas do Iguaçu. Símbolo de uma falhada estação de chegada mas também de um hipotético porto de abrigo.

As cenas no interior do quarto lembraram-me a forma amorosa com que Jim Jarmursch acarinha as personagens. As cenas nas estradas distantes em busca de um Iguaçu perdido, recordou-me Wim Wenders e as suas viagens para resgatar ou esquecer a sombra funesta do passado.

Tudo narrado com o difícil equilíbrio entre a tragédia do amor imperfeito e a esperança da redenção no futuro.

Uma belíssima história de amor, tão impossível quanto comum.


jef, dezembro 2020

 «Felizes Juntos» (Happy Together) de Wong Kar Wai. Com Tony Chiu-Wai Leung, Leslie Cheung, Chen Chang, Gregory Dayton. Argumento: Wong Kar Wai e Manuel Puig, segundo um romance deste último. Fotografia: Christopher Doyle. Música: Danny Chung. Canções: “Cucurrucucu Paloma” por Caetano Veloso, Astor Piazzolla, “Happy Together” por The Turtles. Produção: Produção: Wong Kar Wai, Chan Ye Cheng, Hiroko Shinohara, T.J. Chung, Jet Tone Films. Hong Kong / China, 1997, P/B e Cores, 96 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário