quinta-feira, 7 de junho de 2018

Sobre o filme «Cabaret Maxime» de Bruno de Almeida, 2018











O filme é, acima de tudo, Stella. A personagem trazida pela mão de Ana Padrão. A sua angustiada bipolaridade, a arrastada demência, a serenidade falsa e depressiva, conseguem criar a densidade que talvez o filme, de outro modo não teria, centrado na própria bipolaridade entre as cenas musicais de palco e aquelas outras, campo-contra-campo, onde meliantes e gerentes da noite trocam palavras azedadas e violência contida. Até que, depois, ...

Este filme é Manuel João Vieira, a sua figura Zampino, a sua escolha musical, os Ena Pá 2000, as suas starlets, que fazem de um filme simples, um bom filme musical.

Este filme também é John Ventimiglia que interpreta Veebie, o arrasador apresentador, que ilumina as noites do Cabaret Maxime, aquela figura que faz acreditar nas noites de Lisboa que já desapareceram, que lembra Tom Waits.

Como um filme comum se pode tornar um filme muito simples. Sustentável e coerente.

jef, junho 2018

«Cabaret Maxime» de Bruno de Almeida. Com Michael Imperioli, Ana Padrão, David Proval, John Ventimiglia, Drena De Niro, Nick Sandow, Mike Starr, Sharon Angela, Arthur J. Nascarella, Celeste Rodrigues, John Frey, Anthony Siciliano, Manuel João Vieira, Jani Zhao . EUA / Portugal, 2018, Cores, 94 min.

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