segunda-feira, 16 de março de 2020

Sobre o filme «Vencidos pela Lei» de Jim Jarmusch, 1986













Em Jim Jarmusch há sempre o princípio de diversão aliado ao do “fazer-se o que nunca se fez”, guiado ainda pelo princípio do clã 'Jarmusch'. Nova Orleães, Luisiana, a cidade rodeada de pântanos e crocodilos, a cidade das casas com varandas em ferro forjado e cadeira de baloiço à porta. A fotografia a preto e branco (Robby Müller) percorre as ruas até chegar à vida difícil de Zack (Tom Waits), DJ no desemprego e despejado por Laurette (Ellen Barkin), que lhe atira os vinis e as botas pela janela. Também o chulo Jack (John Lurie) não vê a vida facilitada quando tenta contratar uma prostituta adolescente. Encontram-se os dois na mesma cela da prisão de N.Orleans-Parish, andam à pancada mas ficam quase amigos. E quase amigos ficam também de Roberto (Roberto Benigni) que matou um homem. Os três fogem e, no fim, Roberto encontra o amor junto a Nicoletta (Nicoletta Braschi).

Neste filme, a estética comanda a narrativa, mais do que a lógica, guiando o espectador por um caminho que surge, plano por plano, libertador, como uma história popular que se conta a uma criança, pela noitinha… Tão divertida e musical quanto «O Brother, Where Art Thou?» (Ethan Coen & Joel Coen, 2000). Tão puro e abstracto como «A Sombra do Caçador» (Charles Laughton, 1955).

jef, março 2020

«Vencidos pela Lei» (Down By Law) de Jim Jarmusch. Com Tom Waits, John Lurie, Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Ellen Barkin, Billie Neal, Rockets Redglare, Vernel Bagneris, Timothea, L.C. Drane, Joy N. Houck, Carrie Lindsoe, Ralph Joseph, Richard Boes, Dave Petitjean. Música: John Lurie, Tom Waits. Fotografia: Robby Müller. Argumento: Jim Jarmusch. 1986, EUA, P/B, 103 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário