Existe um lado na comédia francesa que me irrita um pouco. Em
vez de se auto-libertar apoiando-se na história maior que França deu à
liberdade do cinema, dos Irmãos Lumière a Renoir, de Godard a Agnès Varda, pelo
contrário, enclausura-se no seu próprio casulo lambendo os fios de seda em que
se fecha e se auto-elogia. Neste caso, Olivier Assayas irrita-me um pouco mais
pois, além de fingir ser Woody Allen, tem à disposição dois pares de actores extraordinários
que fazem das tripas coração para dar crédito (e dão-no, na realidade!) aos
longos diálogos-teoria sobre a velha edição bibliográfia face à investida da
escrita-leitura algorítmica.
Alain (Guillaume Canet) é um editor de livros em papel da
velha guarda e bem-sucedido. É casado com Selena (Juliette Binoche), actriz de
renome mas aprisionada em temporadas sucessivas das séries de televisão. Alain
tem editado com sucesso as obras de Léonard Spiegel (Vincent Macaigne) mas tem dúvidas sobre o seu último
manuscrito, «Ponto Final». Léonard é casado com Valérie (Nora Hamzawi) e tende a escrever cruamente sobre
a realidade. Por outro lado, Léonard mantém uma relação mesmo muito próxima com
Selena que defende o seu livro junto do marido, Alain, que se vê obrigado a
abrir a edição a e-books e áudio-livros. Para isso, contrata uma jovem moderna
que parece dominar o mundo digital das edições: a muito bela e ambiciosa Laure (Christa
Theret).
E assim estaria tudo dito sobre este filme-tese sobre “o moderno
caminho da edição literária” caso as personagens não tivessem uma cativante e
autêntica densidade psicológica que as faz aprofundar o lado jovial da “comédia-pouco-romântica”
feita de silêncios, olhares cruzados, suspeitas caladas e convivência
benevolente, um tudo-nada hipócrita do ‘todos precisam de todos’.
Que maravilhosos actores são Guillaume Canet, Juliette Binoche, Vincent Macaigne e Nora
Hamzawi!
jef, fevereiro 2020
«Vidas Duplas» (Doubles Vies) de Olivier Assayas. Com
Guillaume Canet, Juliette Binoche, Vincent Macaigne, Christa Theret, Nora
Hamzawi. França, 2018,
Cores, 108 min.
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