domingo, 27 de outubro de 2019

Sobre o filme «Um Dia de Chuva em Nova Iorque» de Woody Allen, 2018



















Este é um filme para quem gosta de Nova Iorque, a primeira e eterna diva de Woody Allen, fotografada por Vittorio Storaro de modo amável, terno e melancólico quanto uma chuva que, de tão falsa, parece cobrir a cidade com o brilho doce de um palco verdadeiro. Woody Allen filma os recantos da cidade como um amoroso cicerone, deixando o casal de namorados, o intelectual, entristecido e agitado Gatsby (Timothée Chalamet) e a tolinha, estreante repórter de cinema, Ashleigh (Elle Fanning), numa série de desencontros motivados não tanto pela chuva mas por uma sucessão de “assédios recíprocos” entre a jovem entrevistadora e o realizador Roland Pollard (Liev Schreiber), o produtor Ted Davidoff (Jude Law) e o actor Francisco Veja (Diego Luna), todos em crise amorosa e profissional. Quem corre atrás de quem?

Esta é a ironia sarcástica com que Woddy Allen responde à crise do assédio em Hollywood e que também lhe tocou, deixando sem investidores nos próximos filmes. Nem este «Um Dia de Chuva em Nova Iorque» será exibido na cidade que retrata. Não será a jovem e excitada Ashleigh que não pára de correr de casa em casa em busca do fascínio do cinema, acabando por ficar na rua, encharcada, apenas de gabardina sobre o corpo? Que crimes são aqui cometidos?

E o filme lá vai correndo de peripécia em peripécia, por vezes um pouco molemente, desencontrando o nosso “Gatsby Woody Allen” com Ashleigh mas fazendo-o encontrar-se com Shan (Selena Gomez), a irmã de uma antiga namorada. 

Até que surge, a três quartos do fim, a cena entre ele e a mãe (Cherry Jones). O filme parece que fica ali em suspenso. Retirados da festa dos mais ricos da cidade, ela, vestida num espantoso vestido amarelo e verde, revela ao filho como começou a fortuna da família. Eis a segunda estocada no mundo capitalista dos financiamentos.

Não fosse a fotografia, as canções, o guarda-roupa, os decores, a cidade chuvosa mas sem chuva, tudo tão discretamente sumptuoso, e o filme valeria apenas por esta cena!

jef, outubro 2019

«Um Dia de Chuva em Nova Iorque» (A Rainy Day in New York) de Woody Allen. Com Timothée Chalamet, Elle Fanning, Jude Law, Selena Gomez, Diego Luna, Liev Schreiber, Rebecca Hall, Kelly Rohrbach, Cherry Jones, Griffin Newman. Fotografia: Vittorio Storaro. EUA, 2018, Cores, 92 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário