terça-feira, 11 de agosto de 2020

Sobre o filme «Decameron» de Pier Paolo Pasolini, 1970.

 


A arte de Pasolini, de certo modo, assusta, de tal modo é realista, integra, despudorada, livre de normas e peias, sempre inconclusiva apesar, de novo de certo modo, permanentemente moral porque política. Inconclusiva porque infinita e aberta aguardando a nova visão que o espectador lhe dará. Os filmes de Pasolini assentam em primeiro lugar na ideia abstracta que surge da literatura.

«Decameron» aproxima-se cenicamente da arquitectura geográfica de «O Evangelho Segundo São Mateus» (1964), onde as personagens centrais são a poeira, as pedras e o caminho, percorridos pelos pés, quantas vezes descalços, em jeito de peregrinação e demanda. Aqui, já os pés fogem das trapaças, de ladrões e agiotas, dos pecados, correndo à procura da redenção no sexo e na palavra divina. Também as caras “bruegelianas”, o riso, o corpo e os sexos desnudados são tão veementemente teatrais, demorando-se a câmara observando longamente as rugas, o suor e a falta de dentes, que tais retratos desmontam qualquer filtro estético expressionista. Por isso, talvez nos assustem um pouco e o riso leva consigo um ligeiro pedido de desculpas. A humanidade é mesmo assim, encantadoramente devassa, cruelmente devota. Talvez feia. Talvez bonita.

Ao rever o filme é impossível não recordar a volição da pintura de «Andrei Rublev» de Andrei Tarkovsky (1966) ou as cenas movimentadas, a câmara correndo entre figurantes, as personagens descendo e subindo escadas, de Jean Renoir. 

Este é o primeiro da «Trilogia da Vida» («Contos de Canterbury» de 1971 e «As Mil e Uma Noites» de 1974). Estamos a cinco anos de «Saló ou 120 Dias de Sodoma» e do seu assassinato.


jef, agosto 2020

«Decameron» (Il Decameron) de Pier Paolo Pasolini. Com Franco Citti, Nineto Davoli, Pier Paolo Pasolini, Angela Luce, Silvana Mangano. Argumento: Pier Paolo Pasolini segundo «Decameron» de Bocaccio. Fotografia: Tonino Delli Colli. Música: Ennio Morricone. Alemanha, Itália, França, 1970, Cores, 107 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário