sábado, 29 de agosto de 2020

Sobre o filme «Sábado à Noite e Domingo de Manhã» de Karel Reisz, 1960

 




























A memória tem destas coisas. Quando falavam em Albert Finney, eu recordava a espantosa figura de Edward Masry em «Erin Brockovich» (2000), um filme e tanto do grande Steven Soderbergh com a maravilhosa Julia Roberts. Contudo, agora, jamais esquecerei a personagem de Arthur no filme de Karel Reisz «Saturday Night and Sunday Morning». Esse operário contestatário, jovem manhoso, tão arrojado e irreverente como arrogante (“O que eu quero é divertir-me, o resto é propaganda!), sugerindo, no início, um misto de Warren Beatty, James Dean, Paul Newman, Marlon Brando ou Jack Lemon nas mãos de Elia Kazan, Nicholas Ray, Richard Brooks ou Billy Wilder. Dentro de cenários minúsculos, quartos ínfimos, pubs apinhados, tectos baixos, bairros operários paupérrimos, feiras populares rodopiantes. Excepto a fábrica, imensa e imersa no ruído metalo-mecânico. Arthur parece contestar o sistema (“Não deixes que os sacanas te esmaguem!”). Só que a aranha vai sendo apanhada, ficando cativa na própria teia. A sociedade que contesta vai moldando-a, domesticando-a, conduzindo-a para o mesmo estatuto das gerações anteriores, tristes, resignadas e pobres do pós-guerra. Nada a fazer! Ele esquecerá a criança que, afinal, sempre irá nascer – numa soberba interpretação de Rachel Roberts (Brenda) – pois já está aí a aparecer a fresca juventude de Doreen (Shirley Anne Field), bela e imaculada, exigindo casamento e casa com casa de banho e tudo.

Afinal, o herói nunca existiu e o ansiado neo-realismo esboroa-se, de certo modo, num ultra-realismo dramático, tão inglês e tão “dickensiano”, que nos emociona e nos lembra quão enorme é o cinema inglês de David Lean, Mike Leigh, Ken Loach ou Stephen Frears.

E, repito, ninguém que veja este filme jamais esquecerá o nome de Albert Finney.


jef, agosto 2020

«Sábado à Noite e Domingo de Manhã» (Saturday Night and Sunday Morning) de Karel Reisz. Com Albert Finney, Shirley Anne Field, Rachel Roberts, Hylda Baker, Norman Rossington, Bryan Pringle, Robert Cawdron, Edna Morris, Elsie Wagstaff,  Frank Pettitt, Avis Bunnage, Colin Blakely, Irene Richmond. Argumento de Alan Sillitoe baseado no seu romance homónimo. Fotografia: Freddie Francis. Música: John Dankworth. Grã-Bretanha, 1960, P/B, 89 min.


Sem comentários:

Enviar um comentário