terça-feira, 4 de agosto de 2020

Roaz Tursiops truncatus (Montagu, 1821)











É um cetáceo comum na costa portuguesa, com cerca de três metros de comprimento, identificado pelo focinho curto e maxilar inferior ligeiramente mais prolongado. O dorso tem uma coloração mais escura. Pertence ao subgrupo dos Odontocetes (cetáceos com dentes). É um dos mamíferos marinhos que crianças e adultos mais reconhecem como um «golfinho» Em certos pontos da costa podem formar grupos sedentários, fixando-se como famílias mais ou menos numerosas.

Assim sucede no estuário do Sado onde o grupo actualmente apresenta cerca de 30 indivíduos, tendo uma área de alimentação que se estende ainda desde o Cabo Espichel a Sines. Todos eles são conhecidos individualmente pela forma da barbatana dorsal ou por certas marcas e cicatrizes ou matizes diferentes de coloração.

Apesar de ser o símbolo da Reserva Natural do Estuário do Sado, esta comunidade sofreu um declínio forte, recuperando depois ligeiramente pela sobrevivência das crias nascidas a partir de 2010. Contudo, os animais na sua maioria têm uma idade superior a 30 anos.

A carga de poluentes transmitida pelo leite materno poderá ter sido uma das causas dessa redução. A elevada pressão causada pelo aumento do número de embarcações de recreio que actualmente circulam no estuário do Sado tem contribuído para alguns dos comportamentos de stress detectados na população de roazes.

Contemplar os golfinhos do rio Sado é muito bom mas deve implicar o cumprimento rigoroso do código de conduta da observação de cetáceos que concilia a procura turística e a conservação de tão importante recurso natural.


jef, agosto 2020


* zoologia


Sem comentários:

Enviar um comentário