segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Sobre o filme «The Knack… And How to Get It» de Richard Lester, 1965

 










Uma espécie de comédia rápida e delirante; scherzo coreografado; apontamento de bailado sobre a belíssima música de John Barry; divertimento sobre a falsa ingenuidade e a presunção do falso galanteador. Tudo girando à volta de uma cama de ferro com dois metros e a sua importância na real arte da sedução quando Londres se encontra no epicentro da revolução sexual. Este filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes.

Nancy (Rita Tushingham) chega a Londres, deslumbrada e ingénua, e procura as instalações da YWCA. Colin (Michael Crawford) é um ingénuo professor de liceu que deseja uma cama larga e um pouco do talento de sedução (the knack) demonstrado pelo seu amigo Tolen (Ray Brooks). Encontra Nancy por quem tomba enamorado, tenta exibir as lições dadas por Tolen mas sem sucesso. Toda a velha geração londrina, numa espécie de coro grego geriátrico, range os dentes, franze o nariz, critica o desvario juvenil… mas a nova cama de ferro é um sucesso.

E contra mim falo, para apreciar este filme por inteiro, será necessário saber inglês na ponta da língua, um inglês citadino, de gíria, de rua, de certa intimidade. As legendas não lhe chegam e contêm imprecisões desconcertantes.

É um filme datado, de época, marcado pela visão urgente de uma ‘new vague’ artística. Um filme divertidíssimo, mas muito datado, que deve ter obrigado os actores a um esforço físico notável e, agora, obriga o espectador a ir ter com uma época e uma cidade nostalgicamente finitas.

 

jef, agosto 2020

 

«The Knack… And How to Get It» de Richard Lester. Com Rita Tushingham, Ray Brooks, Michael Crawford, Donal Donnelly. Argumento de Charles Wood segundo a peça de Ann Jellicoe. Fotografia: David Watkin. Música: John Barry. Grã-Bretanha, 1965, P/B, 85 min.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário