sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Sobre o filme «Listen» de Ana Rocha de Sousa, 2020

 













Este é um daqueles filmes que vieram alterar o padrão comercial no cinema português. Tal como «A Herdade» (Tiago Guedes, 2019) ou «Variações» (João Maia, 2019). É um filme que deve encher salas.

É um filme em modo político e social, dir-se-ia de denúncia de uma estranha lei britânica, através da qual crianças de famílias com poucos recursos são-lhes retiradas para adopção em modo «rápido», sem apelo nem agravo judicial. Lembramo-nos da extraordinária cinematografia de Ken Loach, Stephen Frears, Mike Leigh ou Steve McQueen.

Um filme “inglês”, sem pausas, prolegómenos ou planos abertos sobre paisagem. Breve como uma curta-metragem, onde as três crianças de Bela (Lúcia Moniz) e de Jota (Ruben Garcia) são-lhes apartadas e o luto pela ausência e, depois, a possibilidade de retorno é olhada através de planos fechados sobre a expressão angustiada e fundamental de dois grandes actores.

Um filme “de artista”, onde as cores do guarda-roupa, a luz densa e difusa sobre os papéis de paredes, a máquina fotográfica de cartão da pequena Lou (Maisie Sly), a composição dos decores devem ser tidos igualmente na conta emocional de uma tragédia anunciada.

Um filme que, apesar de tudo, deve à cinematografia e à televisão inglesas esse modo ancestral de fazer teatro, que sempre soube devolver ao espectador um certo tempo entre cenas que lhe permita deixar-se ir na corrente emocional (talvez pathos cinéfilo) e, depois, melhor reconheça o dom do cinema maior para enternecer e mobilizar consciências.


jef, outubro 2020

«Listen» de Ana Rocha de Sousa. Com Lúcia Moniz, Sophia Myles, Ruben Garcia, Maisie Sly, António Capelo, Kiran Sonia Sawar, James Felner. Argumento: Ana rocha de Sousa, Paula Vaccaro, Aaron Brookner. Produção: Paula Vaccaro, Rodrigo Areias, Aaron Brookner. Fotografia: Hatti Beanland. Portugal / Grã-Bretanha, 2020,Cores, 73 min.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário