quinta-feira, 7 de maio de 2020

Choupo-negro Populus nigra L.


















Choupo-negro Populus nigra L.
Família Salicaceae

Da família das Salicáceas, já era conhecida entre os romanos como ornamental ou produtora de madeira clara e branda, fácil de trabalhar e útil na construção ou na agricultura. Talvez Lineu assim a tenha chamado apenas por oposição à parente Populus alba, seguindo a nomenclatura popular. Contudo, o seu tronco é escuro e com a idade vai ficando fendido, pontuado por tuberosidades na base, podendo atingir 30 metros de altura. A copa tubular a ovoide é pródiga em folhas verde-claro, alternas, serradas, em forma de coração ou diamante, página superior muito brilhante, sustentadas num pecíolo longo de 2 a 6 cm. As suas flores unissexuais são amentilhos pendentes que derivam em fruto, pequenas cápsulas envoltas em lanugem que facilita a disseminação pelo vento.

Ladeando cursos de água, é exigente em água e nutrientes, esta caducifólia dióica, de crescimento rápido espalha-se por todo o território continental, desconhecendo-se se a sua origem não terá vindo de exemplares que escaparam de cultivos ancestrais. Bordejando também alamedas e arruamentos citadinos, estradas municipais ou jardins, o homem foi promovendo a respetiva hibridação para melhor o servirem. Por exemplo, entre as várias espécies euro-asiáticas e estas com as americanas Populus deltoides e Populus canadensis.

Esta espécie, as congéneres e os seus híbridos trazem no ritidoma e na goma dos rebentos compostos químicos de eficácia terapêutica. Fornecem madeira para celulose, embalagens, artesanato e também para os sempre citados palitos e fósforos. Definem a linha da paisagem com os fustes altos e resistentes, tão flexíveis à forte ventania. Contudo, ganham cada vez mais detratores urbanos à conta das crescentes alergias provocadas pelo pólen e algodão dos frutos, ou dos danos em pavimentos e entupimento de canalizações produzidos pelas ávidas e sedentas raízes.

jef, maio 2020

* botânica

Sem comentários:

Enviar um comentário