terça-feira, 19 de maio de 2020

Ulmeiro Ulmus minor Miller














Ulmeiro Ulmus minor Miller (= U. procera)
Família Ulmaceae

Conhecido também por olmo, negrilho ou mosqueiro, apresenta uma madeira de tom escuro, resistente, boa para a construção de artefactos na casa agrícola. As folhas abundantes tem elevado valor nutritivo como forragem e o ritidoma contém taninos e diversos compostos com utilidade terapêutica. Distribuía-se por todo o território continental, nas matas ribeirinhas, em solos frescos e profundos da várzea. Contudo, a famosa árvore que projectava sombra sobre os túmulos dos heróis gregos e as culturas agrícolas dos romanos, e até nomeou uma clássica entidade livreira portuguesa, não tem resistido à grafiose, doença provocada pelas várias estirpes do fungo Ophiostoma novo-ulmi, associado à presença do escaravelho curculionídeo Scolytus scolytus.

Caducifólia de porte robusto e copa imponente, podendo atingir 30 metros de altura, caso os animais selvagens ou domésticos não a forem podando naturalmente pelo seu apetite. Tem uma densidade de copa grande e característica, já que as folhas de curto pecíolo são sustentadas sem transição dos ramos finos e estes logo para os mais grossos. Essas folhas, muito nervadas, são alternas, orladas de dupla serrilha, ovaladas e pontiagudas, ostentando na base uma nítida assimetria. Tal como as flores, os frutos, de curto pedúnculo, nascem quase diretamente dos ramos. Estas sâmaras, achatadas e com uma asa periférica paleácea, são precoces, amadurecendo mesmo antes das folhas concluírem a sua formação.

Vários híbridos vão sendo testados para que este género pioneiro, aparecendo muitas vezes associado a diferente árvores, tanto folhosas como resinosas, não desapareça dos povoamentos florestais, da compartimentação da paisagem, também da memória.

jef, maio 2020

* botânica

Sem comentários:

Enviar um comentário