domingo, 17 de maio de 2020

Sobre o filme «Eduardo Mãos de Tesoura» de Tim Burton, 1990















Se existe um filme que melhor representa, simultaneamente, o universo onírico das marionetas sentimentais de Tim Burton; a importância da fantasia como máscara da humanidade; e ainda a real contradição que dá pelo nome de “Estados Unidos da América”, ele é «Eduardo Mãos de Tesoura».

Tudo está aqui condensado num mundo habitado por quatro seres representados, em estado de graça, por Jonnhy Depp (Edward Scissorhands), Winona Ryder (Kim), Dianne Wiest (Peg) e Anthony Michael Hall (Jim), um mundo perfeito e desinfectado, colorido e intocado, sonorizado pela música de Danny Elfman e envolvido simetricamente por um bairro de onde partem e chegam automóveis a horas certas, e cheio de donas de casa inoperantes, fúteis e coscuvilheiras. Todos os que rodeiam a família adoptiva de Eduardo Mãos de Tesoura são crédulos, ingénuos e preconceituosos. Mereciam ter como presidente um imaginário homem perigoso e estúpido, cabelo postiço amarelo de ‘roberto’, gravata vermelha até aos pés, mãos agitadas de acordeonista cego. The Muppet Show.

Tudo isto consegue Tim Burton numa história que une, com laivos de genialidade, a cinematografia de Walt Disney, Jacques Tati, Frank Capra, Elia Kazan, Douglas Sirk ou Billy Wilder. A grande diegese ficcional está aqui relatada: simples, dramática, triunfal. Tão infantil e fácil de escutar como as histórias, emocionalmente angustiadas, que são ouvidas, nocturnas, desde a época clássica.

«Eduardo Mãos de Tesoura» contém em dicionário de A a Z, a síntese plástica, afectiva, musical e narrativa, de um dos mais inclassificáveis realizadores de sempre.

jef, abril 2020

«Eduardo Mãos de Tesoura» (Edward Scissorhands) de Tim Burton. Com Jonnhy Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Kathy Baber, Vincent Price, Robert Oliveri, Conchata Ferrell, Caroline Aaron, Dick Anthony Williams, O-Lan Jones, Alan Arkin, Susan Blommaert, Linda Perri, John Davidson. Música: Danny Elfman. Argumento: Caroline Thompson segundo história de Tim Burton e Caroline Thompson. Fotografia: Stefan Czapsky. Som: Petur  Hliddal. EUA, 1990, Cores, 103 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário