João Bénard da Costa conclui o texto sobre o filme dizendo
que a enorme adesão que os seus vários climaxes provocam tem muito que ver com
fantasmas bem pouco inocentes e terrores bem pouco tranquilos.
E eu, sem querer aproximar-me da superior análise de J.B.C., acrescentaria
que o filme resume tudo o que faz de Hitchcock um génio na construção de um
filme totalmente coerente sobre uma inacreditável rede de episódios incoerentes.
Tudo aqui parece uma sequência louca de scherzos onde a qualidade da fotografia; a impressionante
capacidade visual dos cenários; a “rapidez” da montagem; a habilidade dos diálogos
literários de fazer ‘pausas morais e políticas’ sem interromper, uma vez
sequer, o ritmo da história; desejam apenas que o espectador esqueça tudo e
percorra uma espécie de alienação levado pela mão de um pesadelo criado pelo humor, a moral e o medo.
Para que lado devemos cair, então, numa história que começa
com a enigmática beleza da sombra de um homem que percorre um enorme portão
metálico e um incêndio apagado com um extintor cheio de gasolina, para terminar na magistral queda da Estátua da Liberdade de outro homem (o mesmo?) seguro por
um fio do casaco, arrastando consigo a absolvição da inocência mas também a interrupção
da culpa?
Tudo neste filme parece magnificamente falso mas orquestrado por
quem domina a estratégia onírica que diz que, na arte, a adesão do espectador-leitor
assenta mais em princípios de verosimilhança do que de verdade. E João
Bénard da Costa bem reconhece que Hitchcock bem sabe manobrar a
culpa intranquila dos nossos (talvez seus) fantasmas e terrores.
jef, abril 2020
«Sabotagem» (Saboteur) de Alfred Hitchcock. Com Robert
Cummings; Priscilla Lane, Otto Kruger; Alan Baxter; Alma Kruger, Vaughan Glazer;
Dorothy Peterson; Ian Wolfe; Norman Lloyd; Clem Bevans; Anita Bolster; Marie Le
Deux; Pedro de Cordoba. Argumento: Peter Viertel, Joan Harrison e Dorothy Parker
sobre uma ideia de Hitchcock. Música: Frank Skinner, dirigida por Charles Previn. Fotografia: Joseph
Valentine. EUA, 1942, P/B, 102 min.
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